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Exemplo de uma Análise Semiotica


22Colocando um pouco mais de ênfase  no assunto anterior a esse sobre semiótica, agora é a vez de mostrar na prática uma análise semiótica não muito detalhada mas também não tão simples  que realizamos durante as aulas de na pós graduação.

A foto que usamos para a analise é esta que você vê ao lado em destaque e a partir dela fizemos pesquisas seguindo o modelo de Charles Pierce.

Vamos lá:

Utilizaremos para esta análise uma  peça gráfica retirada da revista Vogue Brasil. Edição nº 317 Ano 2004

Primeiridade

  • Uma  modelo com um vestido de “época”  longo, de cor branca e com detalhes em roxo;
  • Um carrinho de transporte com  um quadro com uma pessoa retratada e outro quadro virado ao contrario;
  • Um caixote com a tampa no chão  com feno por dentro;
  • Um piso de madeira, com uma porta ao fundo escrito EXIT;
  • Titulo e linha fina com a chamada da matéria da revista;
  • Marca de roupa gravado no caixote;
  • Cores nostalgia “Sephia”;

Secundidade

  • A pintura que está sobre o carrinho tem o nome de Robert /104 criada em 1967, pelo pintor e fotografo Chuck Close;
  • O Caixote com o feno possui a marca Dior Paris,  uma renomada grife de Christian Dior que possui sofisticação e luxo;
  • A modelo sai desse caixote  como se fosse uma obra de arte viva vestindo um modelo de vestido feito por John Galliano o responsável por levar a marca da grife Dior , o feno a protegia dentro da caixa como as obras convencionas com os dizeres de frágil;
  • Na tampa da caixa tem setas simbolizando o lado correto de transporte da modelo com seu vestido;
  • Fotografia feita pela fotografa Annie Leibovitz (Rolling Stone);

Terceiridade

  • A modelo possui um olhar fixo como se fosse uma estatua junto a pintura  de Chuck Close  denotando artes hiper realistas que é a principal característica do pintor;
  • A foto com um todo representa uma construção de uma galeria de arte, onde as peças vieram de paris para o Museu de Arte Moderna de Nova York , o vestido usado pela modelo também tem uma marca francesa;

Esse estudo pode ser mais aprofundado ainda, cada individuo possui um ponto de vista que pode destacar outras coisas importantes dentro de cada contexto.

A semiótica é um estudo muito importante e é muito usado para poder extrair o máximo de informações seja de uma propaganda, vídeo, peça impressa, website, artes dentre outras formas de comunicação.

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