robsonmoulin@gmail.com
11986552539

Manual de Identidade Visual


Neste artigo quero falar um pouco sobre marca, logotipo e principalmente sobre o Manual de Identidade Visual, algo muito importante para as empresas que as vezes nem fazem questão de ter achando que ter o seu logotipo vetorizado já basta. Mas todos nós designers sabemos que não pois a empresa começa a crescer e o uso indevido do logotipo da empresa começa a aparecer em diversas formas de impressão.

No mês passado (setembro de 2010) me deparei justamente com esse problema em uma empresa de idiomas que a agência onde trabalho passou a atende-los.

Ao participar do projeto da intranet da empresa me deparei com diversos documentos que estavam com seus logotipos usados de forma errada, mas o pior foi que a empresa tem o manual da identidade visual mas não tiveram treinamento para seu uso. Por isso é muito importante que os designers além de criar o manual da identidade visual dar uma atenção especial as pessoas que receberão este material e orienta-lás a auxiliarem seus colaboradores a usarem de forma correta.

Quero agora falar um pouco sobre o manual da identidade visual e estou também disponibilizando 5 manuais para estudo.

A Marca

Marca, segundo a lei brasileira, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros análogos, de procedência diversa, bemcomo certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.

O Logotipo

Logotipo é a assinatura e identidade da empresa é o que assina, representa a qualidade e a competência da empresa
o consumidor deve lembrar facilmente do nome da empresa por isso a necessidade de investimento na marca

Como deve ser um Manual de Identidade Visual?

Tem que ser coerente, traduzir a empresa e refletir a personalidade, é a maneira mais completa que existe de
determinar como é um logotipo e como ele deve ser identificado

Introdução

Uma pequena explicação do que é a empresa e seus objetivos

Conceito

É a justificativa e a explicação de criação.

Forma de Utilização

É a aplicação do logotipo a uma cor, colorido, positivo, negativo

Adequações

A parte que informa o que pode sofrer variações na aplicação do logotipo, conforme a necessidade.

Cores

Informações em linguagem gráfica das cores utilizadas.

Área de Influência

Espaço vazio determinado para ficar em volta do logotipo, quando utilizado junto a textos.

Malha de Construção

É o logotipo desenhado em espaço quadriculado
Base para entender os espaços que o logotipo ocupa e sua correta proporção

Diagrama de Construção

É o logotipo desenhado em detalhes técnicos, com medidas modulares e indicações de posições e distâncias.

Tipografia

Deve-se determinar a tipografia a ser utilizada, como fator importante na unidade da comunicação da empresa

Aplicações em Geral

Como o logotipo deverá ser aplicado nas peças de papelaria e demais locais que necessitam identificação.

Usos Inadequados

Deve-se informar os usos inadequados para o logotipo.
Cuidado: Você pode estar dando dicas do que fazer errado.

 

 

publicidade
publicidade
publicidade

Deixe o seu comentário

Agora que você terminou de ler esse artigo

Que tal visitar nosso portfólio ou conhecer todas as soluções que oferecemos para você.