robsonmoulin@gmail.com
(11) 9.8655-2539

Manual de Identidade Visual


Neste artigo quero falar um pouco sobre marca, logotipo e principalmente sobre o Manual de Identidade Visual, algo muito importante para as empresas que as vezes nem fazem questão de ter achando que ter o seu logotipo vetorizado já basta. Mas todos nós designers sabemos que não pois a empresa começa a crescer e o uso indevido do logotipo da empresa começa a aparecer em diversas formas de impressão.

No mês passado (setembro de 2010) me deparei justamente com esse problema em uma empresa de idiomas que a agência onde trabalho passou a atende-los.

Ao participar do projeto da intranet da empresa me deparei com diversos documentos que estavam com seus logotipos usados de forma errada, mas o pior foi que a empresa tem o manual da identidade visual mas não tiveram treinamento para seu uso. Por isso é muito importante que os designers além de criar o manual da identidade visual dar uma atenção especial as pessoas que receberão este material e orienta-lás a auxiliarem seus colaboradores a usarem de forma correta.

Quero agora falar um pouco sobre o manual da identidade visual e estou também disponibilizando 5 manuais para estudo.

A Marca

Marca, segundo a lei brasileira, é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços de outros análogos, de procedência diversa, bemcomo certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.

O Logotipo

Logotipo é a assinatura e identidade da empresa é o que assina, representa a qualidade e a competência da empresa
o consumidor deve lembrar facilmente do nome da empresa por isso a necessidade de investimento na marca

Como deve ser um Manual de Identidade Visual?

Tem que ser coerente, traduzir a empresa e refletir a personalidade, é a maneira mais completa que existe de
determinar como é um logotipo e como ele deve ser identificado

Introdução

Uma pequena explicação do que é a empresa e seus objetivos

Conceito

É a justificativa e a explicação de criação.

Forma de Utilização

É a aplicação do logotipo a uma cor, colorido, positivo, negativo

Adequações

A parte que informa o que pode sofrer variações na aplicação do logotipo, conforme a necessidade.

Cores

Informações em linguagem gráfica das cores utilizadas.

Área de Influência

Espaço vazio determinado para ficar em volta do logotipo, quando utilizado junto a textos.

Malha de Construção

É o logotipo desenhado em espaço quadriculado
Base para entender os espaços que o logotipo ocupa e sua correta proporção

Diagrama de Construção

É o logotipo desenhado em detalhes técnicos, com medidas modulares e indicações de posições e distâncias.

Tipografia

Deve-se determinar a tipografia a ser utilizada, como fator importante na unidade da comunicação da empresa

Aplicações em Geral

Como o logotipo deverá ser aplicado nas peças de papelaria e demais locais que necessitam identificação.

Usos Inadequados

Deve-se informar os usos inadequados para o logotipo.
Cuidado: Você pode estar dando dicas do que fazer errado.

 

 

publicidade
publicidade
publicidade

Agora que você terminou de ler esse artigo

Que tal visitar nosso portfólio ou conhecer todas as soluções que oferecemos para você.