A estrutura de metas SMART é uma ótima técnica que permite definir metas claras, específicas e mensuráveis e os possíveis resultados em seus projetos de UX. Essa metodologia pode ser aplicada a diferentes áreas de domínio e, para o design de UX, é vital para entender o ROI e o impacto do design.
O Termo SMART significa:
Specific – Exemplo: Com o novo design, estamos planejando aumentar a conversão de leads em 20% pelo final do próximo trimestre.
Measurable – Exemplo: Podemos avaliar o aumento de conversões acompanhando o número de visualizações de página e visitantes únicos versus os cliques no CTA principal.
Actionable – Exemplo: Como a meta é específica, podemos definir qual combinação de conteúdo, funcionalidade e hierarquia visual aprimoram o UX e impulsionam a conversão.
Relevant – Exemplo: Esse objetivo específico é relevante para um objetivo comercial mais alto: aumentar o total de vendas receita e impulsionar a adoção dos usuários.
Trackable – Exemplo: Podemos rastrear a taxa de conversão e o número geral de vendas por um longo período período de tempo.
Para cada parte do SMART, faça as seguintes perguntas:
Específico
- O que eu quero realizar?
- Por que esse objetivo é importante?
- Quem está envolvido?
- Onde ele está localizado?
- Quais recursos ou limites estão envolvidos?
- Quando?
- O que posso fazer hoje?
Mensurável
- Quanto?
- Quantos?
- Como vou saber quando é realizado?
Acionável
- Como posso atingir a meta?
- Quão realista é o objetivo?
Relevante
- Parece valer a pena?
- Essa é a hora certa?
- Isso corresponde aos nossos outros esforços / necessidades?
- Eu sou a pessoa certa para alcançar esse objetivo?
Rastreável
- Como vou acompanhar o progresso?
fonte: https://uxhints.com/design-process/s-m-a-r-t-goals-framework-for-ux-projects/
Gostou desse artigo? Dá uma forcinha!
A única forma que consigo remunerar meu site é através de anúncios, não esqueça de conferir!