robsonmoulin@gmail.com
11986552539

Página de opções no seu tema WordPress usando ACF gratuitamente


Criando uma página de opções ou página de configurações do tema no seu site WordPress.

Quando usamos o ACF – Advanced Custom Fields conseguimos inserir campos personalizados para serem preenchidos e exibidos em páginas do site, post, taxonomias porem configurações gerais como um item especifico no header ou então um link de redes sociais, um telefone ou e-mail da empresa por exemplo que aparecem no Header ou no Footer o tempo todo enquanto se navega no site não são possíveis usando apenas o ACF  gratuito, na versão PRO tem a função mas queremos fazer isso de forma gratuita correto?!

Sim é possível fazer isso sem a versão PRO do plugin ACF e vou ensinar aqui passo a passo, vamos lá!

Passo 1

Você irá precisar do plugin ACF – Advanced Custom Field mesmo que versão gratuita então faça a instalação no seu WordPress.

Passo 2

Agora vá em páginas no seu painel administrativo do WordPress e crie uma nova página e a chame de “site-settings”

Dica: Publique esta página como privada, assim ela não ira aparecer nas buscas e nem em pesquisas dentro do site.

Passo 3

Vá para os campos personalizados e crie um novo grupo de campos, os campos desse grupo aparecerão em sua página de configurações gerais do site ou como alguns chamam de página de opções.

Depois de selecionar a localização de onde ira aparecer o grupo de campos, role para baixo até a parte “Configurações” e na seção “Ocultar na tela”, marque a caixa de seleção Editor de conteúdo e qualquer outro recurso de que você não precisa. Mas mantenha a opção Permalink e Slug desmarcada para que você possa ver o slug de configurações do seu site, que será usado mais tarde.

Agora publique os campos.

Passo 4

Vamos agora esconder essa página de configurações ou página de opções da tela de Paginas do WordPress, fazendo com que ela apareça agora no menu principal do administrador do WordPress.

Para isso você precisa inserir o código abaixo no seu arquivo functions.php do seu tema WordPress.

Passo 5

Agora no seu tema no Header ou no Footer insira o código que irá mostrar o seu campo personalizado vindo da página de configurações, no exemplo abaixo fizemos um campo de telefone, e se ele não estiver preenchido nada é exibido.

Pronto, agora você pode ter uma área exclusiva no painel administrativo do WordPress para deixar editável algumas coisas dentro do seu tema.

publicidade
publicidade
publicidade

Agora que você terminou de ler esse artigo

Que tal visitar nosso portfólio ou conhecer todas as soluções que oferecemos para você.