robsonmoulin@gmail.com
11986552539

Design Responsivo ou Versão Mobile


Você já se perguntou isso ao desenvolver um site?

As vezes parece obvio quando estamos criando um site pensamos que sempre o responsivo é a melhor solução já que o site fica muito mais fácil de administrar pois temos apenas uma url e o conteúdo é exatamente o mesmo ele só se adapta a cada tipo de dispositivo. Mas e quando o site foge do tradicional  “institucional” e temos uma interface onde a publicidade é importante e o site é um portal de conteúdo ou então um e-commerce? Bom essa é a hora de repensar.

Além da adaptação, o layout responsivo tem como um forte aliado a url única que para o Google é um fator importante já que não à duplicação de conteúdo e também facilita a vida de muitos editores, mas nem sempre o design responsivo atende e cria uma boa experiência para os usuários. A maior prova disso são os grandes portais de conteúdo como Terra, UOL e Globo que por sua vez já tentou criar um portal responsivo mais não conseguiu colocar em pratica devido a publicidade e a má experiência que poderia causar para os visitantes.

Portais de conteúdo vivem de publicidade é ela que mantem o site e seus recursos, e como fazer um banner no formato 728×90 se adaptar e transformar em um banner que caberia em um Smartphone? tecnicamente quase impossível a não ser que você esconda o banner para desktop e mostre um especifico para mobile, mas temos um grande problema a página ira ter que carregar imagens ou até animações desnecessárias deixando o site mais pesado, isso sem falar na estrutura do site onde normalmente são desenvolvidos com base de 4 colunas, e ficaria muito estranho ver primeiro algumas noticias principais e logo depois se misturar com noticias mais segmentadas e depois aparecer noticias principais novamente.

Não tem jeito é a hora de repensar e fazer uso de uma versão mobile por mais custoso que seja ter que criar um outro site só para o públicos que acessa via Smartphone. Além de criar uma melhor experiência uma versão mobile resolve problemas com banners e também será mais rápido já que as imagens podem ter formatos menores diminuindo o peso e melhorando a velocidade do carregamento levando em conta que a internet pode não ser tão rápida. O conteúdo também pode ser organizado de forma mais estratégica e especifica.

O mesmo problema ocorre com e-commerce onde só adaptar layout pode frustar o usuário ou até mesmo não ter uma organização bem definida para atrair o consumidor. As imagens dos produtos podem ser melhor exploradas e a navegação pode se tornar mais fácil utilizando versão para dispositivos menores.

Gosto muito do design responsivo e utilizo na maioria dos meus projetos, mas é necessário pensar e definir estratégias para definir qual é o melhor jeito de causar uma boa impressão e agradar tanto usuários como patrocinadores, as vezes o conteúdo que você escondeu ou colocou em um lugar diferente pode refletir negativamente nos negócios.

 

 

publicidade
publicidade
publicidade

Deixe o seu comentário

Agora que você terminou de ler esse artigo

Que tal visitar nosso portfólio ou conhecer todas as soluções que oferecemos para você.