robsonmoulin@gmail.com
(11) 9.8655-2539

Ferramentas de UX: Personas e Proto-Persona


Vou falar um pouco sobre os 2 métodos de fazer personas, a personal tradicional e a proto-persona.

A persona são modelos que descrevem usuários criados a partir de dados de pesquisas com o objetivo de nos fazer entender o seu comportamento, o que pensam, o que desejam e por que.

Personas fazem com que os designers e desenvolvedores criem empatia com os consumidores durante o processo de design.

O primeiro método de persona possuem um custo maior para fazer pois ela depende resultado de pesquisas para a identificação das principais características das pessoas. Por este motivo é necessário ter tempo para realizar entrevistas com grupos de usuários, em alguns casos pode se contratar empresas que façam esse tipo trabalho.

É necessário identificar variáveis comportamentais e demográficas através de um padrão. Quando se entrevista diversas pessoas de um grupo pode se encontrar esses padrões.

Você vai precisar criar de 2 e no máximo 11 personas.

Abaixo um exemplo de persona extraído do site UX Magazine:

 

Proto-persona

A Proto-persona tem um baixo custo e é bem simples de ser feitas. É necessário que possuam algumas informações com:

  • Quem é o usuário (foto, nome e uma frase)
  • Informações demográficas e comportamentais
  • Dores e necessidades
  • Potenciais soluções

Você vai precisar de um quadrante onde sejam inseridas essas informações. Veja na ilustração abaixo:

Links de sites que falam sobre personas:

http://uxmag.com/articles/personas-the-foundation-of-a-great-user-experience

https://webdesign.tutsplus.com/articles/defining-and-applying-personas-to-ux-design–webdesign-7561

http://gibbon.co/c/fc8458fb-121e-42b5-ae6e-9b3e02403b90/introduction-to-user-personas

 

publicidade
publicidade
publicidade

Agora que você terminou de ler esse artigo

Que tal visitar nosso portfólio ou conhecer todas as soluções que oferecemos para você.