robsonmoulin@gmail.com
(11) 9.8655-2539

Teste de usabilidade simples, econômico e eficaz


Uma das melhores maneiras de saber se uma interface funciona é através de teste de usabilidade, o que muita gente não sabe é que você não precisa de tudo aquilo que contam na sala de aula. Toda aquela magia de sala espelhada, monitoramento remoto, ferramentas de captura, recrutamento especializado entre outros é de fato o mundo ideal para realizarmos testes científicos e de grande valia, mas não e porque você não dispõem de todo esse aparato que não se pode fazer ótimos testes de usabilidade e que tragam resultados satisfatórios.

Alias a grande realidade é que de fato é muito difícil empresas investirem dinheiro e tempo em recursos de testes, a não ser que seja uma consultoria especializada, ou empresas que colocam em primeiro lugar o usuário e acreditam que isso fará a diferença nos resultados.

Para realizar testes simples, você só precisa de uma manha por mês como diz no livro simplificando coisas que parecem complicadas de Steve Krug, esta manha é suficiente para você recrutar 3 pessoas e realizar testes de 40 minutos cada e após os testes fazer as análises e envia-las  a equipe responsável pelas interfaces para corrigir os possíveis erros.

Para realizar testes de forma simples, você só precisa de uma sala com um bom isolamento da parte externa para que o usuários possa ficar focado em realizar as tarefas sem interferência, um computador ou dispositivo móvel, um gravador de áudio pode ser o celular mesmo com algum aplicativo, existem vários para download, uma ferramenta de captura de tela, a mais espera ai você não falou que era econômico essas ferramentas são caras! Bom ai vai minha dica utilize a versão trial do Morae, você consegue fazer as gravações e utilizar durante 30 dias, mais e depois que expirar? Bom se a sua empresa não tiver dinheiro para gastar e comprar a licença, no próximo mês instale em outro equipamento, já fiz esse tipo de coisa é um pouco precário mas você consegue realizar os testes e ter o feedback depois em vídeo, uma outra forma caso você não queira utilizar o trial é fazer gravações da tela com outro celular acoplado em um tripé de mesa.

Você só vai usar o que já tem, nada mais do que isso

Agora que você já tem tudo que precisa para rever o teste você precisa criar um bom roteiro que apresente clareza e que de preferencia conte uma história em cada tarefa assim o usuário entenderá melhor o que precisa ser feito e que transpareça a realidade.

Neste tipo de teste você só precisa de 2 pessoas para aplica-lo sendo que uma delas ira conduzir o teste contando o roteiro e a outra ira observar a reação do usuário, peça sempre para ele falar em voz alta e preencher questionários no final de feedback do que ele achou da ferramenta e quais foram suas percepções.

Depois do teste você perceberá que não precisa de tanta tecnologia e gastar muito dinheiro para descobrir quais são os erros das interfaces.

Com o tempo você pode chamar outras pessoas da sua empresa para acompanhar os testes e logo todos ficaram entusiasmados e surpresos de como algo tão simples pode mudar o rumo dos negócios.

publicidade
publicidade
publicidade

Agora que você terminou de ler esse artigo

Que tal visitar nosso portfólio ou conhecer todas as soluções que oferecemos para você.