Design de Informação

Design de Informação

Publicado em 3 nov 2011

Design de informação é a área de competência que organiza os diversos elementos de uma inferface, criando um apoio lógico de funcionamento para a interação do usuário, tendo um sentido e sincronismo eficaz.

Esta arte de organização acaba por se confundir com algumas áreas do conhecimento como Design de Interação e Design de Interface a qual possui algumas características diferentes do Design de Informação, para deixar bem claro as responsabilidades de cada uma das áreas vamos estudar seus significados.

O Design de Interação são os envolvidos no projeto que trabalham com os elementos interativos da interface, utilizando de padrões e técnicas comuns entre os usuários.

O Design de Interface são os projetistas de sites, aplicativos, jogos entre outras tecnologias que depende de uma interação humano computador, esses indivíduos são responsáveis por criar interfaces amigáveis e com elementos de interação já projetados pelo Design de Interação.

Mais e o Design de Informação? Por conseqüência ele deve estar em tudo é através do Design de Informação que são criadas adequações visuais para toda a informação que será disponibilizada.

São diversas medidas a serem pensadas na hora de desenvolver uma estrutura que será compreendida ao publico que utilizará aquela interface.

1º Espaços da Informação

• Divisão adequada
• Localização e posicionamento de menus
• Localização de caixas de interação
• Localização de caixas de busca
• Localização do logotipo
• Áreas de propagandas
• Áreas de formulários

2º Formato de tela

• Utilização do espaço útil da tela
• Escolha de resoluções e soluções para tipos diferentes

3º Design Patterns

• Cores permitidas
• Cores institucionais
• Uso do logo
• Uso de formas e temas
• Uso e equilíbrio de fontes
• Uso de headers e chamadas
• Padrão de menu
• Padrão de botão.
• Padrão de hiperlinks.
• Padrão de Janelas e Tabs.
• Padrão de hot sites e co-branded.

4º Utilização das Leis da Gestalt

• Adequação a psicologia Gestalt
• Lei da proximidade
• Lei da similaridade
• Lei da pregnância da forma
• Lei da simetria
• Lei da conclusão
Concluímos que projetos que utilizam de todos os artefatos para o design de informação, melhoram a usabilidade dos elementos dispostos na tela bem como interfere na gestão da marca melhorando seu posicionamento e identidade deixando suas interfaces legíveis e bem estruturadas.

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