Design Responsivo ou Versão Mobile

Design Responsivo ou Versão Mobile

Publicado em 23 set 2014

Você já se perguntou isso ao desenvolver um site?

As vezes parece obvio quando estamos criando um site pensamos que sempre o responsivo é a melhor solução já que o site fica muito mais fácil de administrar pois temos apenas uma url e o conteúdo é exatamente o mesmo ele só se adapta a cada tipo de dispositivo. Mas e quando o site foge do tradicional  “institucional” e temos uma interface onde a publicidade é importante e o site é um portal de conteúdo ou então um e-commerce? Bom essa é a hora de repensar.

Além da adaptação, o layout responsivo tem como um forte aliado a url única que para o Google é um fator importante já que não à duplicação de conteúdo e também facilita a vida de muitos editores, mas nem sempre o design responsivo atende e cria uma boa experiência para os usuários. A maior prova disso são os grandes portais de conteúdo como Terra, UOL e Globo que por sua vez já tentou criar um portal responsivo mais não conseguiu colocar em pratica devido a publicidade e a má experiência que poderia causar para os visitantes.

Portais de conteúdo vivem de publicidade é ela que mantem o site e seus recursos, e como fazer um banner no formato 728×90 se adaptar e transformar em um banner que caberia em um Smartphone? tecnicamente quase impossível a não ser que você esconda o banner para desktop e mostre um especifico para mobile, mas temos um grande problema a página ira ter que carregar imagens ou até animações desnecessárias deixando o site mais pesado, isso sem falar na estrutura do site onde normalmente são desenvolvidos com base de 4 colunas, e ficaria muito estranho ver primeiro algumas noticias principais e logo depois se misturar com noticias mais segmentadas e depois aparecer noticias principais novamente.

Não tem jeito é a hora de repensar e fazer uso de uma versão mobile por mais custoso que seja ter que criar um outro site só para o públicos que acessa via Smartphone. Além de criar uma melhor experiência uma versão mobile resolve problemas com banners e também será mais rápido já que as imagens podem ter formatos menores diminuindo o peso e melhorando a velocidade do carregamento levando em conta que a internet pode não ser tão rápida. O conteúdo também pode ser organizado de forma mais estratégica e especifica.

O mesmo problema ocorre com e-commerce onde só adaptar layout pode frustar o usuário ou até mesmo não ter uma organização bem definida para atrair o consumidor. As imagens dos produtos podem ser melhor exploradas e a navegação pode se tornar mais fácil utilizando versão para dispositivos menores.

Gosto muito do design responsivo e utilizo na maioria dos meus projetos, mas é necessário pensar e definir estratégias para definir qual é o melhor jeito de causar uma boa impressão e agradar tanto usuários como patrocinadores, as vezes o conteúdo que você escondeu ou colocou em um lugar diferente pode refletir negativamente nos negócios.

 

 

Gostou desse artigo? Dá uma forcinha!
A única forma que consigo remunerar meu site é através de anúncios, não esqueça de conferir!




Deixe o seu comentário