Ferramentas de UX: 360º View

Ferramentas de UX: 360º View

Publicado em 3 maio 2018

360º View é um Kaban apresentado por Nelson Vasconcelos no Design Sprint Methods, esta ferramenta responde a dúvidas de negócio, vendas e marketing, dúvidas de design, pesquisa e tecnologia.

Negócios, Vendas e Marketing

  • Quais são os objetivos de negócios?
  • O que é lucrativo?

Design e Pesquisa

  • O que as pessoas precisam?
  • O que é útil e agradável?

Tecnologia

  • O que é possível?
  • Que funcionalidades podem ser construídas agora ou depois?

Como fazer 360º View

Você pode utilizar papel e post-its ou se preferir pode criar em algum programa gráfico, recomendo utilizar papel, além de mais prático para mover os post-its é mais fácil de visualizar com a equipe.

O gráfico se baseia em 3 círculos atrelados entre si no circulo superior você colocará o que corresponde a design e pesquisa onde são feitas as perguntas informadas no tópicos acima, no circulo direito as perguntas relacionadas a tecnologia e no circulo esquerdo as perguntas de negócio, vendas e marketing.

Cole os post-its dentro dos círculos respondendo as perguntas relacionadas as seus círculos, insira dentro do circulo apenas os pontos fortes, no lado de fora ao lado de cada um coloque pontos críticos que são um pouco mais difíceis de serem implementados.

Nas intercessões dos círculos coloque post-its que tenha respostas que se relacionam entre si.

Agora você poderá visualizar questões importantes e criticas do produto de uma forma geral. Trabalhe em equipe, discutam cada assunto e se for preciso mova as respostas de lugar.

Abaixo segue a imagem com o exemplo do 360º View:

 

Imagem de um 360º View na prática, feito com cartolina, canetinha e post-its:

Gostou desse artigo? Dá uma forcinha!
A única forma que consigo remunerar meu site é através de anúncios, não esqueça de conferir!




Deixe o seu comentário