O Business Model Canvas é uma ferramenta estratégica, é um esboço do modelo de negocio. É uma forma visual de entender cada parte de todo processo para gerar o produto. O Canvas é dividido em 9 blocos onde cada um por sua vez possui uma das características do negocio.
O Business Model Canvas foi inicialmente proposto por Alexander Osterwalder baseado no seu trabalho anterior sobre Business Model Ontology.
Apesar de ser muito comum o uso do Canvas para novos negócios, com o objetivo de definir seu modelo, o Canvas também é utilizado para negócios já em operação.
Os 9 blocos do Canvas são:
- Segmentos de Clientes;
- Canais;
- Relacionamento com Clientes;
- Fontes de Receita;
- Proposta de Valor;
- Recursos Chave;
- Atividades Chave;
- Parcerias Principais;
- Estrutura de Custos.
No lado direito do Canvas temos o relacionamento da empresa com o cliente, ou seja, pra quem você vai entregar os serviços, onde se encaixam os blocos segmentos de clientes, os canais de distribuição, o relacionamento com os clientes e as fontes de receita.
No centro fica o bloco com a proposta de valor, ou seja, o que você quer entregar para os seus clientes.
No lado esquerdo do Canvas temos o como a empresa irá fazer para realizar os objetivos, onde se encaixam os blocos de principais recursos, atividades-chaves, principais parcerias e estrutura de custos.
Modelo de Business Model Canvas:
Segmento de Clientes
- Para quem criamos valor?
- Quais são os nossos clientes mais importantes?
Exemplos:
Casas Bahia – Pessoas das classes C, D e E que precisam de crédito para comprar ou pessoas buscando preços baixos e facildiade de pagamento.
Ferrari – Homens ricos e apaixonadas por carros esportivos.
Canais
- Que canais preferem nossos segmentos de mercado?
- Como estabelecemos atualmente o contato com os clientes?
- Como se conjugam nosso canais?
- Quais têm melhores resultados?
- Quais são mais rentáveis?
- Como se integram nas atividades diárias dos clientes?
Exemplos:
Submarino Logística – Correios e operadores logísticos privados.
Submarino Marketing – Site, SEO, link patrocinado e publicidade online
Relacionamento com Clientes
- Que tipo de relação esperam os diferentes segmentos de mercado?
- Que tipo de relação temos estabelecido?
- Qual é o custo destas relações?
- Como estão integradas em nosso modelo negócios?
Exemplo:
Santander – Agências, agências Van Gogh, atendimento por telefone, SAC, ouvidoria, redes sociais e internet banking.
Fontes de Receita
- Por que valor estão dispostos a pagar nossos clientes?
- Por que pagam atualmente?
- Como pagam atualmente?
- Como eles gostariam de pagar?
- Quanto geram as diferentes fontes de renda ao total da renda?
Exemplos:
Emirates – Venda de passagens aéreas, transporte de carga e reserva de carros e hotéis.
Turma da Mônica – Venda de revistas, licenciamento de produtos e venda de animações
Proposta de Valor
- Que valor proporcionamos aos nossos clientes?
- Que problema de nossos clientes ajudamos a solucionar?
- Que pacotes de produtos ou serviços oferecemos a cada segmento de mercado?
- Que necessidade dos clientes satisfazemos?
Exemplo:
Apple – Produtos inovadores com qualidade e design diferenciado e simples de serem usados.
Subway – Lanches rápidos, saudáveis e personalizados.
Recursos Chave
- Que recursos chave requerem nossas propostas de valor?
- Nossos canais de distribuição?
- Relações com clientes?
- Fontes de renda?
Exemplos:
Facebook – Base de usuários, equipe, servidores e plataforma.
Vale – Minas, equipamentos e know-how técnico.
Atividades Chave
- Que atividades chave requerem nossas propostas de valor?
- Nossos canais de distribuição?
- Relações com clientes?
- Fontes de renda?
Exemplos:
Globo – Elaborar programas, produzir programas, vender propaganda e buscar novos talentos.
Cacau Show – Desenvolver novos chocolates, produzir chocolates, gestão das franquias, distribuição e venda.
Parcerias Chave
- Quem são nossos parceiros chave?
- Quem são nossos provedores chave?
- Que recursos chave adquirimos de nossos parceiros?
- Que atividades chave realizam nossos parceiros?
Exemplos:
McDonalds – Fornecedores e franqueados.
Zynga – Facebook, appstores, comunidade dos jogos e lojas que vendem cartão pré-pago Zynga.
Estrutura de Custos
- Quais são os custos mais importantes inerentes ao nosso modelo de negócio?
- Quais são os recursos chave mais caros?
- Quais são as atividades chave mais caras?
Exemplos:
Claro – Infraestrutura da rede, lojas, funcionários, marketing e call center.
Latam – Aviões, manutenção dos aviões, combustível, marketing, funcionários, call center e sistemas de TI.
Você pode desenhar o Canvas em uma folha de papel grande, em uma lousa ou também pode usar softwares online gratuitos, abaixo você pode acessar alguns sites para criação de Business Model Canvas:
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