O mapa de empatia é muito semelhante a proto-persona, mas este canvas possui algumas particularidades nas perguntas que fazemos ao criarmos as suas características.
O mapa de empatia como o próprio nome diz faz com que pensamos empaticamente com os usuários, entendendo melhor seu comportamento. Como na persona ele é baseado em uma hipótese do perfil do público-alvo.
Primeiramente coloque o nome e a idade do perfil depois para criar o mapa de empatia precisamos inserir 6 quadrantes onde são segmentados da seguinte maneira:
O que pensa?
O que é importante para ele, o que pensa da vida, do futuro, das noticias dos jornais, quais são suas esperanças, quais são seus sonhos, esta triste? esta feliz?
O que vê?
Quais programas de TV? Quais redes sociais? Sites da internet? Jornais? Pessoas?
O que acontece diante dos olhos dele? Como ele costuma agir? Como é o seu ambiente?
O que escuta?
O que as pessoas falam para ele? O que ele ouve no rádio? E no dia-a-dia em geral?
O que falo e faço?
O que ele fala para as pessoas? Ele faz o que fala? Sobre quais assuntos ele fala? Quais atividades ele faz? O que ele faz no dia-a-dia? Como é a vida dele?
Dores
De que ele reclama? Quais problemas ele tem? Quais insatisfações e frustrações? Quais obstáculos ou desafios ele possui? Quais são essas barreiras?
Necessidades
O que ele quer? Quais são os sonhos dele? O que é sucesso para ele? O que o faz feliz? O que ele almeja atingir? Como ele pode medir o sucesso?
Respondendo todas essas perguntas quer dizer que você já conhece o seu usuário, se não conseguir então é necessário realizar mais pesquisas para entender melhor e ter mais empatia.
Abaixo imagens do canvas do Mapa de Empatia:
Gostou desse artigo? Dá uma forcinha!
A única forma que consigo remunerar meu site é através de anúncios, não esqueça de conferir!