Vou falar um pouco sobre os 2 métodos de fazer personas, a personal tradicional e a proto-persona.
A persona são modelos que descrevem usuários criados a partir de dados de pesquisas com o objetivo de nos fazer entender o seu comportamento, o que pensam, o que desejam e por que.
Personas fazem com que os designers e desenvolvedores criem empatia com os consumidores durante o processo de design.
O primeiro método de persona possuem um custo maior para fazer pois ela depende resultado de pesquisas para a identificação das principais características das pessoas. Por este motivo é necessário ter tempo para realizar entrevistas com grupos de usuários, em alguns casos pode se contratar empresas que façam esse tipo trabalho.
É necessário identificar variáveis comportamentais e demográficas através de um padrão. Quando se entrevista diversas pessoas de um grupo pode se encontrar esses padrões.
Você vai precisar criar de 2 e no máximo 11 personas.
Abaixo um exemplo de persona extraído do site UX Magazine:
Proto-persona
A Proto-persona tem um baixo custo e é bem simples de ser feitas. É necessário que possuam algumas informações com:
- Quem é o usuário (foto, nome e uma frase)
- Informações demográficas e comportamentais
- Dores e necessidades
- Potenciais soluções
Você vai precisar de um quadrante onde sejam inseridas essas informações. Veja na ilustração abaixo:
Links de sites que falam sobre personas:
http://uxmag.com/articles/personas-the-foundation-of-a-great-user-experience
https://webdesign.tutsplus.com/articles/defining-and-applying-personas-to-ux-design–webdesign-7561
http://gibbon.co/c/fc8458fb-121e-42b5-ae6e-9b3e02403b90/introduction-to-user-personas
Gostou desse artigo? Dá uma forcinha!
A única forma que consigo remunerar meu site é através de anúncios, não esqueça de conferir!