Lei de Hick em projetos de interface

Lei de Hick em projetos de interface

Publicado em 1 maio 2023

A Lei de Hick é um princípio da psicologia cognitiva que afirma que o tempo de reação necessário para tomar uma decisão aumenta proporcionalmente à quantidade de opções ou estímulos disponíveis. Em outras palavras, quanto mais opções uma pessoa tem para escolher, mais tempo levará para ela tomar uma decisão.

Essa lei foi proposta pelo psicólogo britânico William Edmund Hick na década de 1950, após realizar uma série de experimentos em que os participantes precisavam escolher um item em uma lista com diferentes quantidades de opções. Hick descobriu que o tempo de reação dos participantes aumentava com o número de opções apresentadas.

A Lei de Hick é frequentemente usada em design de interface de usuário (UI) e design de experiência do usuário (UX), onde a simplicidade e a clareza são importantes para reduzir a carga cognitiva dos usuários e ajudá-los a tomar decisões mais rapidamente. Alguns exemplos de aplicação da Lei de Hick em UX incluem a simplificação de menus, a redução de opções desnecessárias e a organização de informações de forma clara e direta para que os usuários possam encontrar o que precisam rapidamente.

Como aplico nos projetos de Interface

Conteúdo

Costumo aplicar a lei de Hick em todos os projetos que realizo, considerando sempre melhorar a experiência do usuário aplicando textos mais curtos e diretos pois os usuários costuma escanear conteúdo ao invés de ler.

Alinhamento

Utilizo sistema de grids para ter um alinhamento perfeito das informações e imagens criando assim uma simetria que melhora as chances de encontrar as informações.

Redução das opções

Procuro categorizar e reduzir a quantidade de opções na interface, quando temos opções para clicar em uma interface e algumas delas não possuem cliques por estar desabilitado para uma determinada funcionalidade, então eu não exibo pois não faz sentido dar uma opção ao usuário no qual ele não irá conseguir utiliza-la.

Espaçamento

Aqui entra um pouco de Gestalt da Forma, mais os espaçamentos adequados melhoram a percepção do espaço e assim aumentam a velocidade do usuário na tomada de decisão.

Em resumo a organização da informação e a redução de conteúdo desnecessário aumentam as chances do usuário encontrarem o que precisam diminuindo a frustração ajudando e conquistando pessoas para seu produto.

 

 

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