O que é user experience (UX) e como isso afeta a vida das pessoas

O que é user experience (UX) e como isso afeta a vida das pessoas

Publicado em 15 dez 2017

User experience ou experiência do usuário traduzindo para o nosso idioma é projetar experiências de uso, é garantir que as pessoas irão ficar satisfeitas com o serviço ou produto no qual estão tendo contato. Esse contato pode ser com o website da empresa, uma loja virtual, um terminal de auto atendimento,  um aplicativo, sistemas mais complexos, um atendimento realizado através do telefone e até com um produto físico.

Projetar UX é tão importante que pode influenciar positivamente ou negativamente a relação entre os usuários e a empresa que esta por traz do produto, serviço ou interface.

Quando falamos em user experience falamos principalmente em envolver o perfil de quem ira utilizar o produto em todas as etapas do desenvolvimento, desde sua concepção, realizando entrevistas, modelando personas, criando empatia e entendendo toda a jornada feita pelo usuário para realizar as tarefas de um determinado serviço ou produto no qual pretendemos melhorar, como na fase de prototipação com testes de usabilidade e até na entrega mensurando através de análises se os usuários estão de fato satisfeitos com os resultados ou se é necessário realizar novos testes.

Um usuário satisfeito, realiza novas compras, utiliza seu produto a todo momento e faz divulgação positiva para seu meio social, um usuário insatisfeito deixara de usar o seu produto ou serviço, e ainda ira fazer uma propaganda negativa causando prejuízos não apenas financeiros mas também pode criar uma impressão negativa da marca, acarretando em varias percas para o negócio.

O trabalho de UX tem como principais tarefas pesquisa e testes mas existe uma infinidade de ferramentas e etapas para serem aplicadas.

Especialidades e tarefas em User Experience (UX)

 

Pesquisador

  • É responsável pela estratégia de pesquisa
  • Conduz estudos de usabilidade, entrevistas, questionários
  • Faz análises heurísticas
  • Constrói personas e mapas de empatia
  • É a voz do consumidor

Designer de Interação

  • Projeta as interações
  • Projeta de acordo com o mapa mental das pessoas
  • Storyboards
  • Jornadas dos usuários
  • Wireframe e protótipos
  • Interfaces

Analista de Negócio

  • Entende a estratégia de negócio e objetivos
  • Articula e esclarece os objetivos de negócio
  • Assegura que os valores de negócio sejam definidos
  • É a voz do negócio

Arquiteto da Informação

  • Projeta arquiteturas que façam sentido para as pessoas
  • Navegação
  • Organização
  • Busca
  • Taxonomia

Designer Visual

  • Interfaces
  • Estratégia de marca
  • Guias de estilo
  • Paleta de cores
  • Tipografia
  • Iconografia
  • Acessibilidade

Estrategista de Conteúdo

  • Mapa de conteúdo
  • Criação de conteúdo
  • Organização do conteúdo
  • Revisão
  • Comunicação

Desenvolvedor Front-end

  • Codifica para implementar o design
  • Frameworks de front-end
  • HTML, CSS, Javascript
  • Recursos nativos do SO

Estrategista de UX

  • Visão Objetivos
  • Planejamento
  • Mensuração
  • Execução

 

Nem sempre é necessário ou possível cumprir toda essa lista, mas certamente quando você entende como os seus usuários lidam com a sua marca, fica mais fácil criar produtos que realmente sejam uteis, fáceis de usar, e que agregam valor as pessoas.

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