User experience ou experiência do usuário traduzindo para o nosso idioma é projetar experiências de uso, é garantir que as pessoas irão ficar satisfeitas com o serviço ou produto no qual estão tendo contato. Esse contato pode ser com o website da empresa, uma loja virtual, um terminal de auto atendimento, um aplicativo, sistemas mais complexos, um atendimento realizado através do telefone e até com um produto físico.
Projetar UX é tão importante que pode influenciar positivamente ou negativamente a relação entre os usuários e a empresa que esta por traz do produto, serviço ou interface.
Quando falamos em user experience falamos principalmente em envolver o perfil de quem ira utilizar o produto em todas as etapas do desenvolvimento, desde sua concepção, realizando entrevistas, modelando personas, criando empatia e entendendo toda a jornada feita pelo usuário para realizar as tarefas de um determinado serviço ou produto no qual pretendemos melhorar, como na fase de prototipação com testes de usabilidade e até na entrega mensurando através de análises se os usuários estão de fato satisfeitos com os resultados ou se é necessário realizar novos testes.
Um usuário satisfeito, realiza novas compras, utiliza seu produto a todo momento e faz divulgação positiva para seu meio social, um usuário insatisfeito deixara de usar o seu produto ou serviço, e ainda ira fazer uma propaganda negativa causando prejuízos não apenas financeiros mas também pode criar uma impressão negativa da marca, acarretando em varias percas para o negócio.
O trabalho de UX tem como principais tarefas pesquisa e testes mas existe uma infinidade de ferramentas e etapas para serem aplicadas.
Especialidades e tarefas em User Experience (UX)
Pesquisador
- É responsável pela estratégia de pesquisa
- Conduz estudos de usabilidade, entrevistas, questionários
- Faz análises heurísticas
- Constrói personas e mapas de empatia
- É a voz do consumidor
Designer de Interação
- Projeta as interações
- Projeta de acordo com o mapa mental das pessoas
- Storyboards
- Jornadas dos usuários
- Wireframe e protótipos
- Interfaces
Analista de Negócio
- Entende a estratégia de negócio e objetivos
- Articula e esclarece os objetivos de negócio
- Assegura que os valores de negócio sejam definidos
- É a voz do negócio
Arquiteto da Informação
- Projeta arquiteturas que façam sentido para as pessoas
- Navegação
- Organização
- Busca
- Taxonomia
Designer Visual
- Interfaces
- Estratégia de marca
- Guias de estilo
- Paleta de cores
- Tipografia
- Iconografia
- Acessibilidade
Estrategista de Conteúdo
- Mapa de conteúdo
- Criação de conteúdo
- Organização do conteúdo
- Revisão
- Comunicação
Desenvolvedor Front-end
- Codifica para implementar o design
- Frameworks de front-end
- HTML, CSS, Javascript
- Recursos nativos do SO
Estrategista de UX
- Visão Objetivos
- Planejamento
- Mensuração
- Execução
Nem sempre é necessário ou possível cumprir toda essa lista, mas certamente quando você entende como os seus usuários lidam com a sua marca, fica mais fácil criar produtos que realmente sejam uteis, fáceis de usar, e que agregam valor as pessoas.
Gostou desse artigo? Dá uma forcinha!
A única forma que consigo remunerar meu site é através de anúncios, não esqueça de conferir!