O mapa de jornada do usuário é uma das ferramentas que ajuda a traçar uma estratégia para o produto, o mapa torna visível 3 coisas muito importantes:
- Entender o antes, durante e depois do contato entre o usuário e o produto
- Ajuda a pensar com empatia
- Identifica novas oportunidades e soluções
Com o mapa de jornada do usuário é possível saber o que o usuário esta pensando, sentindo e seu comportamento na rotina de consumo de um determinado produto ou serviço, pode se encontrar falhas no processo, pontos para melhoria e até oportunidade de criar algo que atenda a necessidade em uma etapa especifica.
É muito simples criar um mapa, e são necessário algumas premissas básicas:
- Princípios (O que precisa ser considerado e esperado)
- Os estágios da jornada
- O que o usuário esta fazendo
- O que o usuário esta pensando
- O que o usuário esta sentindo
- Itens de experiencia (Aproveitamento, Relevância e Utilidade)
- Oportunidades encontradas
Psicologia cognitiva em UX
Abaixo segue algumas imagens de exemplo:
Referencias:
https://brasil.uxdesign.cc/mapeando-a-jornada-e-a-experi%C3%AAncia-do-usu%C3%A1rio-49d2c921cbf
https://www.udemy.com/ux-design/learn/v4/overview
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