As 3 áreas de User Experience: UX Strategy, Usability e Analysis

As 3 áreas de User Experience: UX Strategy, Usability e Analysis

Publicado em 3 jun 2018

Nas próximas semanas uma série de posts falando sobre as ferramentas das 3 áreas de UX:

  • UX Strategy (Estratégia)
  • UX Usability (Usabilidade)
  • UX Analysis (Análise)

Cada uma dessas áreas possuem ferramentas e práticas que devem ser utilizadas para encontrar e resolver problemas no projeto. Não é necessário utilizar todas as ferramentas que englobam cada área mas sim identificar as que melhor apoiam no tratamento do problema encontrado.

Agora vamos falar um pouco sobre essas áreas de UX.

UX Strategy

Esta etapa na criação de experiência do usuário trata-se de entender a missão e os valores da empresa, a estratégia do negócio, como a empresa enxerga o mundo, encontrar os possíveis problemas e o valor do produto ou serviço em relação ao seu consumidor, é hora de evitar o “achismo” e entrar em contato direto com os usuários para entender como eles interagem com as soluções propostas pela empresa.

Nesta etapa podemos fazer 3 perguntas sobre o produto ou serviço que queremos traçar uma estratégia:

  1. Porque estamos fazendo este produto ou serviço?
  2. O que queremos do produto ou serviço?
  3. O que os usuários querem dele?

Ferramentas para UX Strategy:

UX Usability

Após ter traçado as estratégias é hora de colocar a mão na massa e começar a desenhar as experiencias através dos Insight da etapa anterior. Faça os primeiros rabiscos, criando protótipos em papel ou utilizando softwares para criar as experiencias com mais fidelidade, utilize mapas mentais se necessário utilize o card sorting para definir a navegação.

Ferramentas para UX Usability:

UX Analysis

Nesta etapa validamos com os usuários os protótipos, através de testes de usabilidade, teste A/B e Heatmap, também podemos efetuar analises utilizando as principais heurísticas de usabilidade.

É importante também acompanhar o resultado do projeto e ver como esta sendo o retorno, para os negócios e a satisfação dos usuários, para isso utilize dados de relatórios do produto e também tire métricas através de ferramentas de analises como o Google Analytics, você também pode explorar dados quantitativos e qualitativos através de pesquisas.

Ferramentas para UX Analysis:

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